Mosquito da dengue – Fotos e Características

São duas as espécies de mosquitos responsáveis pela transmissão da dengue, são elas Aëdes aegypti e Aëdes albopictus, no Brasil o mosquito da dengue responsável pela transmissão do vírus e da espécie Aëdes aegypti, sua fêmea que porta o vírus e o pode transmitir para uma pessoa através da picada. Além da dengue esse mosquito também e conhecido por ser transmissor da febre amarela do tipo urbano, alguns costumam chamar o mosquito de pernilongo da dengue, uma denominação popular para o Aëdes aegypti.

Os primeiros mosquitos foram notados após uma epidemia no Rio de Janeiro em 1846 em navios negreiros vindos da áfrica, o mosquito encontrou no Brasil um clima propicio para se reproduzir e proliferar.

É típico de regiões de clima tropical e subtropical, que apresentam calor e chuva, o mosquito não é resistente a regiões frias, apesar de aparecer alguns casos nessas regiões às vezes, porém não na mesma intensidade do que nas regiões propicias para sua proliferação.

Encontrado em diversas regiões da África do Sul e inclusive no Brasil, a dengue tem que ser tratada e ao sentir os sintomas da dengue um médico deverá ser procurado.

Características do mosquito da dengue

Algumas características podem ajudar a você identificar o mosquito, confira abaixo uma relação delas.

  • Possui um tamanho reduzido algo em torno de 0,5 centímetros de comprimento;
  • E da cor preta, porém possui manchas brancas ao longo de seu corpo e pernas;
  • Diferente dos pernilongos convencionais o ruído do mosquito da dengue e muito baixo, sendo o ser humano incapaz de ouvir;
  • O macho da espécie se alimenta de vegetais e frutas adocicadas;
  • A fêmea se alimenta de sangue, principalmente sangue de seres humanos e primatas;
  • Ao picar o mosquito da dengue aplica um substancia anestésica que faz com quem foi pica não perceba a dor da picada;
  • Esses mosquitos costumam voar em uma altura de cerca de meio metro do solo, sendo assim as partes que eles mais atacam são os pés, tornozelos e pernas;
  • O principal período de atividade do mosquito esta nos turnos da manhã e no final da tarde;
  • Ao nascerem às largas do mosquito apresentam a cor branca, porem em questão de poucas horas passam a pretas.

Ciclo do mosquito da dengue

O ciclo do mosquito da dengue é composto por quatro fases, são elas: ovo, larva, pupa e adulto. O mosquito normalmente depositam seus ovos em um ambiente com água parada, seja essa água limpa ou suja, os ovos são extremamente resistentes e podem ficar meses aguardando água, após receber água ou ovos em um curto espaço de tempo já viram larvas, que iram originar as pupas que finalmente darão origem os mosquito adulto transmissor do vírus da dengue.

Fotos do mosquito da dengue

Selecionamos algumas fotos do mosquito da dengue, confira:

A melhor coisa que se tem para fazer e evitar a proliferação do mosquito e aprender como evitar a dengue em sua casa ou trabalho.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta